• bg
FAQ'S
LAREIRAS A BIOETANOL
Sim, basta seguir as indicações fornecidas no manual de instruções  e em poucos minutos a lareira estará instalada. As lareiras a bioetanol não necessitam de trabalho adicional de instalação ou chaminé, são completamente autónomas.
As lareiras podem ser instaladas em qualquer tipo de ambiente interior - sala, quarto, cozinha, etc… ou poderá optar apenas pelo queimador e instalar diretamente em diferentes tipos de estruturas, por exemplo: móveis (material ignífugo), gesso cartonado , alvenaria, etc.
Sim, a maior parte do calor gerado pela combustão do bioetanol concentra-se no local, daí haver uma eficiência de aquecimento, o que não acontece com as lareiras tradicionais dos quais 2/3 da energia produzida perde-se pela conduta.
Sim, só necessita de colocar um queimador no interior, seja numa lareira tradicional  seja num recuperador de calor. A Clearfire tem uma coleção de queimadores que foram desenvolvidos para esse fim. Em poucos minutos a sua lareira antiga ganha uma nova vida.
 
Sim. No entanto o processo de regulação da intensidade da chama varia consoante o modelo. No queimador manual a regulação faz-se com o manípulo regulador de chama, que vem juntamente com o queimador; no queimador automático regula-se no painel de controlo ou no controlo remoto caso disponha desta funcionalidade. (Nota: O consumo de bioetanol varia consoante a regulação escolhida.)
Sim, pode apagar a lareira a qualquer momento. No caso do queimador manual basta fechar a chapa de regulação com o manípulo. Nos queimadores automáticos, basta pressionar o botão. Apague a sua lareira sempre que sair de casa.
Sim, de qualquer modo o poder de evaporação é inferior ao do álcool comum. No caso dos queimadores manuais, o bioetanol ficará  embebido na lã cerâmica ou na pedra cerâmica, o que reduz a evaporação. Deverá fechar o queimador para limitar a evaporação.
As biolareiras Clearfire, como não necessitam de trabalho adicional de instalação ou chaminé, podem ser facilmente mudadas de local. No entanto, só deverá mover a lareira quando esta não estiver em funcionamento e recomendamos que não tenha bioetanol no queimador.
As biolareiras Clearfire não necessitam de manutenção especial. Utilize um pano humedecido  para limpar a superfície da lareira.  No caso de ser um queimador manual em aço inoxidável poderá utilizar um produto líquido destinado à limpeza deste material. No caso de um queimador automático utilize um pano seco. Em ambos os casos, nunca utilize produtos abrasivos.
As biolareiras libertam principalmente vapor de água e dióxido de carbono CO2. O gás, que devido a uma combustão apresenta um risco para a saúde, é monóxido de carbono, CO. Isso acontece quando a combustão fica incompleta por falta de oxigénio, para evitar esta situação, a biolareira é colocado num local arejado com uma área compatível com o modelo.